segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O mar cristalino das Ilhas da Tailandia

Ola pessoal!

Estava no Vietna e tinha apenas alguns dias no Sudeste Asiatico, entao tive que decidir: ir conhecer o Laos, um pais no meio das montanhas e desconhecido, ou me mandar para as Ilhas da Tailandia, onde existem paraisos de mergulho e praias exuberantes?

Como meu proximo destino vai ser a India, conhecido por ser um destino incrivel mas estressante para os viajantes, optei pela segunda opcao, cortando o Laos da viagem e o deixando para uma proxima viagem. Alem disso, passar o Ano Novo e relaxar nas Ilhas da Tailandia nao me pareceu nem um pouco ser uma ideia ruim...

Phuket:

Cheguei por transporte na principal ilha da Tailandia, Phuket, conhecida por abrigar diversas praias bonitas. Ja eram 6 da tarde quando o onibus parou no centro e tive que rapidamente achar acomodacao e me mandar para a praia!

Mesmo sem conhecer ninguem e nao tendo a minima ideia se chegaria a tempo, no final deu tudo certo. Ano Novo com praia lotada, muito calor e fogos de artificio! Tem coisa melhor para lembrar do nosso Brazilzao?


Brasileirada reunida em Pucket! Muito bacana a festa!

Na festa fui vestido com a camiseta do Brasil, mas nao era o unico. Realmente tem muita gente aqui no Sudeste Asiatico que usa ou camiseta do Brasil ou sandalias Havaianas simplesmente porque gosta do nosso pais. Ou seja, o Brasil tem uma verdadeira marca, e recebe a adoracao de gente do mundo inteiro.

Por diversas vezes vi alguem com a camisa do Brasil e perguntava se era brasileiro, mas a maioria nao era: usava a camiseta apenas porque gosta do nosso pais.


No Ano Novo na Tailandia, as pessoas fazem um desejo e soltam estes baloes para dar sorte. Sao centenas por todas a praia.


Mesmo assim, depois de muito procurar, acabei encontrando um grupo de brasileiros de Minas Gerais! E juntos fizemos a festa a noite inteira, ao som de um adoravel rap tailandes (nunca ouviu? Ate que eh bom!).

Alem disso, deu rapidamente para notar porque Pucket tem a fama de Capital da Putaria para muitos europeus. Sim, isto mesmo, Capital da Putaria. Eh incrivel a quantidade de senhores barrigudos , europeus  em geral, caminhando pelas ruas com menininhas tailandesas, alugadas por um dia como acompanhantes .

Ainda, nas ruas de Pucket a oferta de ``Thai Massage`` eh bastante grande, sendo que muitas das massagens sao com o famoso ``Happy End``, que fica na imaginacao do leitor. 
Resumindo, se uma palavra define bem Pucket, esta seria ``putaria``.

Apos ficar pouco tempo em Pucket, e como estou procurando nesta viagem outro tipo de aventura, segui as dicas do Guia Lonely Planet e me mandei para as ilhas menores e menos famosas da Tailandia, onde o mar se torna ainda mais transparente e as paisagens mais bonitas, alem de atividades como mergulho e snorkelling serem a principal atividade, ao contrario de Pucket, onde o sexo pago manda.

As praias de Pucket, a maior das ilhas, sao bonitas. Mas nao tanto quanto as das ilhas menores.

Ko Phi Phi, a pequena joia da Tailandia

Rumei direto para Ko Phi Phi, conhecida por ser uma ilha pequena, mas um verdadeiro paraiso na Terra, atraindo bastante gente que busca aguas cristalinas, areia perfeita e montanhas.


Em Phi Phi nao apenas o mar eh bonito, mas o contorno tambem, com montanhas e florestas

Ko Phi Phi e suas aguas transparentes.

Em Phi Phi, ''Ladyboys'' pagam menos do que os homens nos buffets, mas mais do que as mulheres


Ra! Ate os manequins da Tailandia riem de algumas coisas que acontecem nesse pais!

Existem diversas rotas de fuga de tsunamis na ilha. Em 2004, as Ilhas da Tailandia foram destruidas. Lembra?

Aquela pequena faixa ali no meio concentra as construcoes de Phi Phi. O resto... o resto eh paraiso!



Apos dois dias relaxando nas praias do Ko Phi Phi, com tudo que um mochileiro tem direito (albergue com 22 pessoas dividindo um quarto e shakes de frutas na beira da praia), decidi conhecer o lugar mais famoso da Ilha Ko Phi Phi.

Maya Bay
Maya Bay eh sem duvida o local mais famoso da Iha Ko Phi Phi, e com certeza o que mais aparece em folhetos e revistas de viagem. Ao contrario do que se imagina, voce soh chega nesta fantastica baia pegando um barco privado da vila Ko Phi Phi, ja que o local fica em um parque nacional muito bem protegido.

Foi aqui em Maya Bay que vi a praia mais bonita ate agora na viagem, dentre algumas que visitei aqui na Tailandia. Combinacao de aguas muito bonitas e uma praia quase ''fechada'' por montanhas, parecendo um verdadeiro paraiso escondido.

A fama de Maya Bay se tornou gigantesca com a locacao do filme ``A Praia``, ou ''The Beach'', com o Leonardo Di Caprio, que conta a historia de um grupo de pessoas que se ''esconde'' em um local perfeito, desconhecido para todos... e que embora no filme tenha outro nome, na verdade eh a Maya Bay.

Ou seja, se um filme  fala de uma praia perfeita e usa uma praia real como locacao, voce pode imaginar que este local deve ser realmente incrivel.


Se o fotografo fosse japones, a foto nao teria ficado torta!

Calma, nao confundam. Este nao eh o Leonardo di Caprio, este sou eu! hahahah

Maya Bay: agua transparente, cenario fantastico e toneladas de turistas

Fiquei algumas horas em Maya Bay e logo tivemos que retornar para a ilha principal de Ko Phi Phi, fora do parque nacional. Mas o local eh fantastico e acabou me inspirando para fazer outra coisa relacionada ao mar. E Ko Phi Phi eh com certeza um dos melhores lugares para fazer isto.

Curso de Mergulho

Uma coisa fantastica que fiz em Ko Phi Phi foi um curso de mergulho que durou 3 dias
Mergulhar foi uma das coisas mais bacanas que ja fiz na vida  (e quero muito repetir). A quantidade de animais marinhos eh incrivel, e nao tem sensacao para explicar como eh bacana ficar ha 20 metros debaixo da agua,apenas observando a enorme quantidade de vida marinha.


Um dos locais do mergulho. Vimos tartarugas, corais, cobras e ate um tubarao!

Turma que tirou o certificado de mergulhador! Vai deixar saudades!

No final das contas, voce acaba aprendendo que manter a calma eh meio caminho andado para economizar oxigenio e controlar sua flutuacao no mergulho. Porque a mecanica de um bom mergulho eh simples: estando com os pulmoes cheios, voce sobe, e com eles vazios, voce desce. Simples assim.

Neste sentido, as tecnicas respiratorias que voce aprende em aulas de Yoga, por exemplo, ajudam DEMAIS no mergulho, ja que voce inspira e expira com mais calma e controle, garantindo mais tempo e tranquilidade debaixo da agua, vendo mais vida marinha e fazendo valer o ar que esta no cilindro de oxigenio. Sensacional!

Ko Phi Phi eh um dos paraisos para o mergulho no mundo. Nas ruas, muito comum ver gente voltando ou indo para o mar.

Estes cilindros pesam pacas na hora do mergulho! Mas vale a pena.

Nos ultimos dias na maravilhosa Ilha Phi Phi, e depois do fim do curso de mergulho, ainda deu tempo de assistir a uma luta de Muay Thai (violento, muito violento), a tipica luta tailandesa, e dar uma rapida passada na ilha vizinha de Ko Lanta, menos populosa, mas melhor para simplesmente relaxar.


De 5 lutas, 2 acabaram com nariz sangrando e uma com 1 desmaio. Isto eh o Muay Thai!
Tchau Ko Phi Phi!

Me despedi das ilhas com a sensacao de dever cumprido. Consegui relaxar bastante, ja que como estava visitando grandes cidades da Asia, precisava um pouco de um local mais tranquilo e sem tantas buzinas e confusao.

Alem disto, o proximo destino eh a India, entao nada melhor do que relaxar antes! Varios viajantes com quem conversei contam que eh um dos lugares mais dificeis de se mochilar, mas tambem um dos mais fascinantes.

A Missao Sudam e a Camiseta Viajante
E justamente por isto o post sobre as ilhas da Tailandia chega ao fim. Mas antes de termina-lo, preciso contar a voces sobre a Missao Sudam, ja que meu proximo destino depois da Tailandia sera a querida India.

Acontece que alguns meses atras meus pais viajaram para a India onde, entre varias coisas bacanas e curiosidades, conheceram e fizeram grande amizade com o guia da viagem deles, um simpatico rapaz (ou senhor) chamado Sudam (nao confundir com Saddam).

Ja que meus pais gostaram muito de Sudam, e Sudam, um tipico indiano, gostou muito de meus pais, houve um convite para o Sudam vir, quando possivel, visitar nossa familia. Alem disso, tendo em vista que o indiano Sudam gostou muito de uma camiseta que meu pai usava, minha mae prometeu a ele como presente uma dessas camisetas bonitas do Brasil.


Seria este o Sudam?

Entao voce imagina como sera que o Sudam receberia o presente prometido pela minha mae. Seria por Sedex 10? Seria a camiseta enviada do Brasil ate a India por navio?
Que nada! Obviamente acabou ficando combinado que o presente seria entregue por MIM , que meses depois viajaria para a India, nas MAOS do Sudam, o que finalmente vai acontecer agora.

Assim, a Missao Sudam nada mais eh do que a entrega de um presente para o Sudam na India.
Acontece que existem mais de 1 bilhao de indianos! E eu nao tenho nem ideia da idade do Sudam, se o Sudam eh um cara alto ou baixo, careca ou cabeludo, magro ou barrigudo.

A camiseta do Sudam esta desde o comeco da viagem embalada em minha mala, e recebeu o singelo apelido de Camiseta Viajante. Agora voce imagina um mochileiro com 5 camisetas surradas dentro da mochila ter que aguentar a tentacao de nao abrir a embalagem da camiseta limpinha e de marca do Sudam e usa-la em um evento, por exemplo? Imagina a tentacao de carrega-la por quase 50 dias sem poder toca-la ou usa-la em nenhuma ocasiao, ja que eh um presente?

E imagina esta camiseta, que ja escalou montanhas, visitou o Camboja, a Asia, aguentou taxistas sacanas, visitou Angkor, atravessou ruas em Ho Chi Minn e pediu carona junto comigo na Nova Zelandia, sozinha dentro da mala, limpinha e bem embalada?

Assim, chegando agora a India, comeca, alem da visita a este pais fantastico, a busca para encontrar o Sudam entre milhoes e milhoes de indianos e entregar a Camisa Viajante. Sera que o presente sera entregue ao Sudam? E melhor, quem sera Sudam? Um simpatico pai de familia ou um senhor solitario?
Pois eh, resolvi encarar a entrega de uma simples camiseta como uma missao pessoal. E seja la quem for o Sudam, espero que o encontre na India e que a camiseta ao menos... sirva!
Comeca na India a Missao Sudam!

Por fim, apos contar sobre a Missao Sudam, tambem me despeco nesta viagem do Sudeste Asiatico, chegando a conclusao de que esta regiao eh simplesmente INCRIVEL. Recomendo a qualquer um viajar por aqui, pois a cultura e as atracoes desta regiao sao fantasticas. Como todos os lugares ate agora, vai deixar saudades, e se deixa saudades eh porque foi fantastico enquanto durou.

Ate a India, namaste!

25 comentários:

  1. Risos e mais risos.
    Gostei de tudo, mas a missão Sudhan é um barato..... Fica no ar a curiosidade.Como será o tal do Sudhan da India....hehehheheh
    SENHORES E SENHORAS aguardem o próximo capítulo.
    E será que o Jean vai conseguir cumprir a missão?
    Aguardem
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. kakakakaka... show de bola...

    Em primeiro, porque você foi pra TAILÂNDIA visitar a CASA DAS PRIMAS, hehehehe... até lá!!! Conseguiu pagar "meia-entrada"? hehehe...

    Em segundo, porque a camisa do SUDAM, eu tenho absoluta certeza, vai ficar pequena pra ele... por que? Simplesmente porque a mãe que comprou! hehehehehe... e ela sempre compra menor do que realmente usa-se... (experiência própria)

    Em terceiro, que praia na Tailândia que nada... tu tava em Bombinhas... nem vem, a imagem era igual... eu to achando que tu ficou por SC só gozando (no bom sentido) umas férias e nem foi pra lá... paisagens deslumbrantes, muito calor e fogos de artifício, com muito turista e gente querendo te sacanear? É BRASIL!!!! hehehehe...

    Grande abraço,

    estamos com saudades...

    e pode ficar aí por mais um ano, porque teu carro eu já vendi, então "pode ficar tranquilo, meu querido", como diz o Pretinho Básico...

    George
    (ah, tem outra revista que quer te entrevistar: GLOBO RURAL, kakakaka....)

    ResponderExcluir
  3. Esqueci...

    Achar um indiano no meio de 1 bilhão de pessoas? Lembra do ONDE ESTÁ WALLY? Aquele livro que tinha o carinha de óculo e gorro vermelho, que você tinha que achar no meio da multidão? Viu como aquilo VAI TE SERVIR pra alguma coisa? Nem que seja de inspiração, hehehehe...

    Boa sorte,

    Se quiser, chame o BOND... JAMES BOND...

    Ou melhor, o Ethan Hunt... de MISSÃO IMPOSSÍVEL....

    George

    ResponderExcluir
  4. Fala filho...
    Pois ė, quem será Sudhan?
    Quero ver se esta missão será ou não impossível.
    Qualquer problema, chega no meio da praça e grita o nome dele, vai aparecer uns 100, heheheehh
    Namastê.

    ResponderExcluir
  5. Po cara... um amigo meu está perguntando quanto custa para viajar e passar uma semana em Pucket??

    Na verdade, nem é meu amigo, é um primo de um amigo.

    Cara estranho...

    Abraço! Boa sorte na busca pelo Saddam!

    ResponderExcluir
  6. Hahaha.. é é.. tá meio dificil de acreditar que tu não aproveitou as aventuras de Pucket hehehe
    - Boooa sorte aii com a missão então =P
    e um grande beijo ;o*

    ResponderExcluir
  7. Oi Jeanzitooooo!!!
    Finalmente, após terminada a MIMNHA MISSÃO FORMATURA DO ANTONNY (o que não deixou de ser uma grande aventura, que terei o imenso prazer de te contar depois), após todo a santa e tradicional correria do NATAL e toda a MUVUCA (que eu adoro!)do ANO NOVO, finalmente tive tempo de parar para visitar o seu BLOG e me maravilhar com seus incríveis posts.
    Quase:
    1 - MORRI de RIR com com a "peidópolis"
    2 - MORRI de CHORAR, "de tanto rir", com o lance da má fama de PUCKET.
    3 - MORRI de PREOCUPAÇÃO com suas aulinhas de mergulho, dando de cara com coisinha como TUBARÃO...Mata a véia, mata!!!
    4 - MORRI de PENINHA de você com sua árdua MISSÃO SADAN

    Masssss...principalmente, quase MORRI de ORGULHO de ter um amigo que SABE, como ninguém, APROVEITAR O QUE TEM DE MELHOR NESSA VIDA e que não tem medo de REALIZAR SEUS SONHOS.
    Se cuida, meu fiooooo!!!
    Eu, a Aline e o mais novo dentista lindão(mãe coruja de carteirinha)de Floripa...O Dr. Antonny, estamos com muiiitas saudades e te mandamos um grande abraço.
    Fica com Deus e METE FICHA, GAROTO!!!!
    Beijo da GORDA!!!!!!
    Neide

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...

    Nossa jeanzitoooo que massa tudo isso, realmente vale a pena hein primooo...
    estamos com saudades de vc, eu , meu pai, minha mae, minha irma,o nain, e meu noivo Rodrigo. Meu noivo silvio tbem hehehe um grande beijoo e Feliz ano novooo!

    Bjs Marcia
    10 de janeiro de 2011 06:55
    Postei no lugar errado antes afffff

    ResponderExcluir
  9. Oooi, querido!
    Que lugar mais incrivel.. fiquei apaixonada pelas fotos.
    Boa sorte nessa tua busca pelo Sudhan.. haha

    Beeijos, mon petit! Estamos com saudades.
    Michele B.

    ResponderExcluir
  10. OI PRIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO........
    TO COM SAUDADES DE VC, DE JOGAR COM VC HAHAHAHA
    QUANDO VOLTAR VAMOS MARCAR ALGO ...
    APROVEITA AI BASTANTE VIUUUU....


    UM BJ
    MARCIA

    ResponderExcluir
  11. E daí? encontrou o Sudhan?
    Aguardamos

    ResponderExcluir
  12. Oi primooo....e aii encontrou o Sudhan? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Que missão hein? O primo to vendo todo dia este blog pra ver se você atualiza hahahaha

    bj,se cuida!

    ResponderExcluir
  13. MISTERIO!!!! QUEM SERÁ O SUDHAN???

    ResponderExcluir
  14. Oiii primoo!!!

    Que lugares encantadores hein!!!

    Ri muito com a missão Sudhan!!!

    Beijãooo

    ResponderExcluir
  15. OI JEAN.
    MEU SONRINHO LINDO.
    ADOREI A SUA IDA A TAILÂNDIA. E AI TINHA MUITAS GATAS??
    ADOREI AS FOTOS ACHEI O MÁXIMIO. ACHEI TUDO MUITO LINDO....
    BEIJOS
    NATI

    ResponderExcluir
  16. MANDADO DE CITAÇÃO

    O Senhor Doutor Juiz de Direito da Comarca de Recife, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, MANDA pela presente CITAR e INTIMAR para audiência conciliatória:

    Jean Michel Postai de Souza

    Encontrando-se o mesmo em local incerto e não sabido, sendo Réu em AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE intentada por Wandergleidson Maquisuél Jáquison Postai de Souza, menor residente nesta comarca.

    Audiência: 12 de Março de 2011 às 14:00 horas
    Local: Fórum Central de Recife.

    Eu, Escrivã Judicial, por mim digitado este mandado, certifico que enviei o presente ao Oficial de Justiça de plantão, para os devidos fins.

    Recife-PE, 17 de Janeiro de 2011.

    ResponderExcluir
  17. Sr Dotore Jean Michel Postai de Souza
    Aqui quem fala é a mãe do guri que tu ajudô fazê.
    Num adianta fugi não seu cabra da peste!!!!!
    Vê se vos mecê da um jeito de sustentá e também no guri que não aquentu mais senão eu o mando lá pô seu irmão George cuidá!!!!
    O guri qué conhecê o painho dele.
    Tu já esqueceu,meu cabra? Quando eu disse "vem cá meu bichinho"
    Lembranças pra ti.

    ResponderExcluir
  18. Painho... to cum saudade de ocê, quando ocê vorta, pra me visitá....

    ResponderExcluir
  19. Hóhhhhh fiinho não chora não...... Painho ta na India procurando Sudhan. Não sabe não?

    ResponderExcluir
  20. Aquele cabra da pesti se foi.Pá mode não pagar nadinha pá mim. Agora mainha o que vuamo fazer?

    ResponderExcluir
  21. Oi Jean!
    Estou curiosíssima para saber como vive uma família indiana? Sinto não poder ter tido essa oportunidade quando estive lá.Jamais imaginava que uma famíia indiana convidasse um ocidental para ficar na sua casa......
    Estou aguardando fotos e postagem.
    Te cuida mocinho.
    Saudades e com uma invejinha danada...hhehehhe
    Beijos
    Dina

    ResponderExcluir
  22. Ahahahahahahahahahah...ri demais do presente depois de 50 dias e da opção escolhida..a Tailândia...Muito show!!!! :D

    ResponderExcluir
  23. Anônimo disse...
    Ahahahahahahahahahah...ri demais do presente depois de 50 dias e da opção escolhida..a Tailândia...Muito show!!!! :D

    Erika Cantanhede

    ResponderExcluir
  24. Achei esse blog aleatoriamente. É sensacional. Parabéns!

    lucasfdmesquita@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Também achei esse blog aleatoriamente e adorei! Primeiro pela forma como você conta as histórias. Segundo porque eu estava buscando um novo roteiro de viagem e a Tailândia parecia legal, agora ela parece sensacional. E terceiro porque também sou mergulhadora credenciada e me animou muito saber que na Tailândia os mergulhos são incríveis e eu nem imaginava. Show, parabéns!

    ResponderExcluir